Raizen

Plano de comunicação interna
à luz do EVP (Employee Value Proposition).

Desafio

A Raízen conta com mais de 40 mil colaboradores que exercem as mais diversas atividades, desde os canaviais até a trading de álcool e açúcar. Com públicos tão variados, a mensagem, a forma e o formato precisam ser planejados adequadamente e adaptados para que se tenha uma comunicação eficiente. Neste cenário, a Raízen nos convidou para criar o processo de comunicação interna, o planejamento anual de comunicação e os templates das onze áreas do VP de RH.

Solução

Para criar o processo de comunicação, fomos a fundo nas atividades de cada uma das áreas do VP de RH e na sua régua de comunicação com o colaborador. Em conjunto com o cliente, percebemos que, para podermos fazer um planejamento completo, precisaríamos de um EVP (Employee Value Proposition) detalhado, o qual a companhia não possuía. Desenvolvemos o EVP utilizando nossa metodologia própria, a qual envolveu entrevistas com stakeholders internos e externos, e análise profunda do planejamento estratégico da Raízen. Por fim, definimos a competência de comunicação de cada área, as prioridades de comunicação, o calendário, as mensagens e os canais a serem utilizados. Estabelecemos também o processo que norteará a comunicação interna nos próximos anos.